Mercantilismo

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Absolutismo e Mercantilismo: Por que sempre estão juntos?

A resposta é mais simples do que parece. O rei, desejando aumentar o prestígio e a riqueza da sua nação, adotava os métodos mercantilistas para manter o equilíbrio das finanças, com o mercantilismo servindo como instrumento político e ferramenta de enriquecimento a nível real e nacional.
Dando prioridade à indústria nacional, as importações se tornavam menos frequentes e o dinheiro pouco saía do país, tornando a riqueza do Estado estável.
Ao taxar as importações a aristocracia e o estado também saíam no lucro, tornando o mercantilismo fundamental para a concretização das riquezas das nações européias nos séculos XVI e XIII.
Foi graças a esse desejo de lucro que os europeus decidiram navegar pelo mundo. A possibilidade de novas fontes de renda e aliados em partes desconhecidas levou à conquista e ao mapeamento de continentes inteiros, entre eles a América, onde está situado o nosso imenso país, o Brasil.

Por Matheus Celestino Santiago de Oliveira      


13 comentários:

  1. Gostei muito!
    Achei que o assunto foi muito bem abordado
    De:Isabela Silva 7ª A

    ResponderExcluir
  2. Gostei da postagem ficou muito bem explicado o assunto.
    De: Isabela Silva 7ª A

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu tava super confusa com isso ate que enfim aprende. O assunto ta super facil de copreender
    Rafaela Requião/7ªA

    ResponderExcluir
  5. Achei o post do meu amigo Matheus, de extrema coerência, pois além de abordar o assunto de forma extraordinária, ele pode resumir o porque do Mercantilismo e Absolutismo estarem sempre juntos em poucas e sábias palavras. Queria parabenizar Matheus, pelo belíssimo texto sobre o assunto.

    Por Felipe Beranger 7ª A

    ResponderExcluir
  6. Gostei da forma em que foi associado o Mercantilismo e o Absolutismo. Ainda podemos encontrar essa situação nos dias atuai através de ,muitos políticos quer querem prestígio e riquezas.

    ResponderExcluir
  7. Seu texto ficou ótimo, o assunto foi muito bem abordado e bem explicado! Apesar de um texto não muito grande é cheio de informações, parabéns, ficou mesmo muito bom!

    Bruna Argolo, 7ª A

    ResponderExcluir
  8. hum gostei, muito bem estruturado... e interessante parabéns!!!

    joão lucas dantas moreira 7A

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante do texto de Matheus, deixou minhas duvidas bem mais claras, e aprendi bastante. Parabéns, está muito interessante!
    Rafael Félix 7ªA

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto, muito bem resumido e bem explicado, de uma maneira que deu pra entender bastante sobre o mercantilismo e absolutismo.
    Por: Katharina Oliveira 7ªA

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Matheus,ótima postagem,esta bem trabalhada e explicada,com sua postagem eu pude aprender coisas que eu não sabia!!!

    De:Renato Ruston (7ªA)

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do texto, esta muito bem elaborado.
    Gabriel Matheus 7ªA

    ResponderExcluir